Sabia que a carta de condução surgiu em Portugal em 1901? De então para cá muita coisa mudou, ao nível do design, dos materiais e, sobretudo, ao nível da segurança.
Em 2021 surge um novo modelo de carta de condução, emitida pelo IMT- Instituto da Mobilidade e dos Transportes e produzida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com um inovador design de segurança, dentro das normas definidas a nível europeu.
Este design conjuga técnicas de impressão offset e serigrafia, combinando vários motivos anti-cópia – guilhoches, micro textos e linhas de espessura variável –, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Outro elemento que agora confere maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento. Este novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT online.
https://i.ytimg.com/vi/2kx4hPVyAdM/maxresdefault.jpg